set 24 2020

Estudo avalia rastreabilidade da carne no Brasil

Um estudo feito pela Coalizão Brasil, movimento formado por mais de 200 empresas, associações empresariais, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil avaliou a rastreabilidade na cadeia de carne bovina do Brasil. A principal conclusão é que é possível saber sim a origem da carne produzidas nos biomas Amazônia e Cerrado.

set 23 2020

Coalizão recomenda criação de base de dados para o rastreamento de gado

A Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura reuniu uma série de diretrizes e recomendações à cadeia da carne bovina para garantir que a criação de gado deixe definitivamente de pressionar o Cerrado e a Amazônia. Entre os apontamentos, recomendou a criação de bases de dados que cruzem as informações das Guias de Trânsito Animal (GTA), do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e das licenças ambientais.

set 22 2020

Brasil cita protecionismo e rebate críticas da França ao acordo Mercosul-UE

Uma nota conjunta do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Agricultura questionou hoje as críticas feitas pela França aos atuais termos do acordo entre Mercosul e União Europeia. Segundo as pastas, o relatório apresentado pelos franceses reflete "as preocupações protecionistas de segmentos europeus" e traz argumentos não baseados em critérios técnicos.

set 11 2020

Exportação de carne bovina em agosto cresce 19,4% ante agosto de 2019, diz Abiec

As exportações de carne bovina in natura e processada avançaram 19,4% em agosto deste ano na comparação com o mesmo mês de 2019, para 191.189 toneladas, informou a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia. Já o faturamento avançou 14,5% na mesma comparação, para US$ 757 milhões.

set 4 2020

Tocantins avança para retirada da vacinação contra febre aftosa em parceria com Fundeagro

Para o Tocantins retirar a vacinação contra a febre aftosa a partir de 2021, uma das exigências prevista no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa-PNEFA do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é de que ele e os demais estados estejam com um fundo indenizatório ativo para atender os produtores rurais, nos casos de emergências sanitárias.

set 1 2020

O que explica o sucesso do cruzamento industrial na pecuária brasileira?

Nem sempre foi um mar de rosas. Por exemplo, entre 2000 a 2005, houve um decréscimo expressivo do uso de raças europeias por conta de desajustes entre expectativas e os meios para que os animais expressassem todo o seu potencial. Mas passado o período de aprendizagem e de maturação tanto de tecnologia como do sistema produtivo, os criadores consolidaram o crescimento do cruzamento industrial no Brasil.

ago 21 2020

Mercado firme

Com a chegada da última semana do mês, pode haver movimentações no mercado com o aumento das ofertas de compra pelos frigoríficos

ago 21 2020

Nunca precisamos tanto de marketing no agro como agora

Marketing é uma filosofia de administração que coloca no centro das decisões corporativas, com ou sem fins lucrativos, os corações e mentes dos seres humanos. Marketing envolve a integração de todas as áreas de ciências humanas e exatas na luta pelas percepções dos cidadãos, clientes e consumidores.

ago 20 2020

Passagem de bastão

Depois de mais de uma década, o ex- ministro da Agricultura Francisco Turra encerrou ontem sua gestão à frente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa as agroindústrias de frangos e suínos, passando o bastão para Ricardo Santin.

ago 16 2020

Tecnologia melhora gestão do rebanho

Uma revolução tecnológica vai alterar os padrões de sociabilidade na pecuária com o uso da técnica de rastreabilidade bovina individual, na qual indicadores permitem entender o desempenho de cada animal por períodos determinados