out 4 2019

Mercado segue firme


Cenário continua positivo para os preços do boi gordo. Desde o começo de outubro já houve valorizações em mais da metade das trinta e duas praças pesquisadas.

No mercado atacadista, as cotações seguem firmes, com valorizações maiores no mercado atacadista de carne com osso e para os cortes mais uma semana de ajustes positivos, embora próximo da estabilidade. Veja a página 11.

A situação no Tocantins merece destaque. O governo do estado suspendeu a isenção do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) para o comércio de bovinos dentro do estado.

Os frigoríficos do estado só têm abatido o gado que já estava com a questão tributária acertada, mas saíram das compras até uma definição mais clara da situação.

Voltando ao cenário geral, a oferta de gado confinado não tem segurado as cotações e para o curto prazo, com o cenário de escoamento melhor, típico da primeira quinzena, não é esperada redução das cotações.

Hyberville Neto / Scot Consultoria